Produção de grãos pode atingir 185 milhões de toneladas

A estimativa preliminar da Expedição Safra, levantamento técnico-jornalístico realizado pelo jornal "Gazeta do Povo" (PR), que teve sua 7ª edição lançada, em Goiânia (GO) prevê que o Brasil deve colher cerca de 185 milhões de toneladas de grãos na safra 2012/13, o que significa que serão 20 milhões de toneladas acima do resultado obtido no ciclo anterior.

As equipes da expedição irão visitar, nas próximas semanas, os principais polos produtores de grãos espalhados por todas as regiões do País, a fim de lapidar a projeção. Para a próxima temporada a expectativa inicial é de que a área plantada alcance 54,5 milhões de hectares.

Com a soja o Brasil deve ser elevado ao posto de maior produtor do grão. A soja ocupará 27,5 milhões de hectares, 9% a mais do que no ciclo passado, com potencial produtivo de 81 milhões de toneladas. No caso do milho, este perderá espaço para outras culturas como a própria soja e o algodão, com uma estimativa de 36,7 milhões de toneladas.

Para o coordenador da Expedição safra, Giovani Ferreira, está na hora do Brasil assumir seu papel como um dos principais produtores e exportadores mundiais de commodities agrícolas. "O País está vivendo uma ótima fase, os estoques mundiais estão baixos por causa da quebra da safra norte-americana e os preços estão bons", afirma Ferreira.

O presidente da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (FAEG), José Mário Schreiner, alerta para os futuros problemas de infraestrutura logística que o país terá com o aumento da safra. De acordo com o presidente para melhorar a infraestrutura para a exportação, são necessários mais de R$ 120 bilhões em obras. "Sabemos que não é possível para o governo fazer todas as obras, mas a iniciativa privada também tem interesse nas melhorias e pode investir".

Fonte: Sou Agro

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

 

 

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: A escolha do melhor sistema e estação reprodutiva para a Reprodução ovina O terceiro maior produtor de leite do mundo é o Brasil Os malefícios dos fungos

 

Agricultura

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.