Criação de gado: Uma das principais e mais lucrativas atividades de todo o setor agropecuário brasileiro

Uma das principais e mais lucrativas atividades de todo o setor agropecuário brasileiro é a criação de gado de corte. O rebanho brasileiro se desenvolveu muito, tornando-se o maior do mundo. Com uma demanda crescente, o negócio da pecuária de corte parece absorver tudo que se produz desde que essa produção seja de qualidade.

A pecuária de corte pode ser desenvolvida em vários "estágios" que compreendem, basicamente, a criação, recria e engorda dos animais. Em alguns casos, os produtores também atuam no próprio abate dos animais, o que é feito geralmente pelos abatedouros especializados.

A atividade que compreende o processo de reprodução dos animais, cuidados pré e pós-natal (durante o período de amamentação) para a produção de bezerros e bezerras e a venda dos bezerros, logo após o desmame chama se criação.  Para a reprodução o criador deve possuir os melhores touros, vacas e novilhas, todos em ótimas condições e na melhor idade para a reprodução.

O melhoramento genético deve ser buscado sempre, o padrão dos animais produzidos, através de qualquer método que se faça necessário, como a introdução de melhores animais no rebanho ou a utilização da inseminação artificial deve ser uma preocupação constante do produtor.

A segunda fase da produção do animal de corte que é a recria começa após o desmame. Em geral esta atividade é desenvolvida pelos produtores que atuam no processo de criação, a fase anterior já mencionada. É uma fase muito importante, pois o bom desenvolvimento dos animais depende dos cuidados dispensados e da alimentação fornecida durante esta fase.  Se o desenvolvimento não for bem feito o processo de engorda poderá ficar comprometido.

A fase de engorda é a última, nesta fase os bovinos são submetidos a uma alimentação específica para ganho de peso, para que produzam mais carne e de melhor qualidade. Nesta fase, deverá ser fornecida uma ração ou regime alimentar apropriado para o ganho de peso e para que a qualidade da carne seja a melhor possível. Os rebanhos de engorda podem ser constituídos de animais adultos, novilhos de mais de dois anos, bezerros desmamados e garrotes.

O planejamento da produção é muito importante, a qualidade e a produtividade devem ser perseguidas constantemente, através da utilização de diversas tecnologias e do acompanhamento constante da produção, visando obter os melhores resultados.

Fonte: Rural News

 

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

 

Conheça o Curso de Administração Técnica e Econômica da Bovinocultura de Corte

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Estudo genético com ovinos no Brasil pode auxiliar no controle da scrapie Lançamento da safra 2012/2013 de soja em Sorriso Aprenda a podar corretamente suas plantas      

 

Bovinos

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.