Depois de reunião acontecida entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e representantes japoneses, estes demonstraram interesse em aumentar a compra do milho brasileiro. As autoridades agropecuárias do Japão estiveram em Brasília e Mato Grosso para conhecer o sistema de produção e logística envolvendo a cultura do produto.
O Japão é grande consumidor de milho, usam na fabricação de ração e com a especulação de queda na produção dos Estados Unidos, atual grande fornecedor para o país, eles estudam a possibilidade de importar o nosso produto garantindo o abastecimento interno.
De acordo com o diretor do Departamento de Assuntos Comerciais da Secretaria de Relações Internacionais (DAC/SRI), Benedito Rosa, nas visitas da comitiva japonesa a cidade de Sorriso/MT, e também propriedades na região, foram apresentados à cadeia produtiva e cronogramas de cultivo e colheita ficando os japoneses, entusiasmadas com a parceira.
No ano de 2012, o consumo do Japão em produto brasileiro chegou a três milhões de toneladas, totalizando US$ 814,6 milhões. O sexto levantamento de grãos da temporada 2012/2013, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta que devem ser colhidas 76 milhões toneladas de milho no país, representando um aumento de 4,2% em relação ao resultado obtido no ano passado. Assim, a produção do milho deve aumentar no Brasil favorecendo as exportações.
Fonte: Rural Centro
Adaptação: Revista Agropecuária
Veja outras publicações da Revista Agropecuária:
Brasil é o 3° maior produtor de frango corte e 1° lugar em exportação do mundo
Nova linha de crédito para o Plano de Safra 2013
Oferta de boi gordo segue limitada