Manejo nutricional de gado de corte no sistema de produção a pasto

Curso de Manejo Nutricional de Gado de Corte (Alimentos e Alimentação) -- Sucesso Garantido e Lucratividade CertaO sistema de produção em pasto se caracteriza por ser o tipo de sistema de menor custo e também menor impacto negativo sobre o meio ambiente.

O ponto negativo desse tipo de sistema se relaciona a produtividade das forrageiras mais utilizadas e que são concentradas em apenas seis meses do ano, isso se deve ao fato do tipo climático tropical que distribui as chuvas no período de outubro a março, com seca de maio a setembro.

Os manejos alternativos e a suplementação dos animais no período da estiagem é a maneira encontrada, pelos produtores de gado de corte, para que a produção não seja prejudicada.

Durante a estiagem as forrageiras apresentam o pior valor nutricional, que contém menor teor de proteína bruta e minerais e também menor coeficiente de digestibilidade da matéria seca. Se não houver suplementação alimentar os animais apresentaram menor ganho de peso e, consequentemente menor valor final. Enquanto no período de águas as forragens apresentam a melhor qualidade, assim os animais precisam ser suplementados apenas com mineral.

A melhor maneira de garantir bons pastos durante todo o ano é realizar o sistema de rotação de pastagens, quando o pasto tem oportunidade de rebrotar.

 

Quais as técnicas mais modernas de avaliação de alimentos?

Quais os problemas metabólicos associados com altas produções de carne e leite?

Equipamentos para a clínica Veterinária de Grandes Animais. Confira.  

 

Adaptação: Revista Agropecuária      

 

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Gado de Corte (Alimentos e Alimentação)

 

 

Bovinos

Bovinos de Corte

Destaques

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.