Confira as vantagens do Creep feeding na bovinocultura de corte

creep feedingCreep Feeding caracteriza-se como um sistema de utilização de cochos privativos, dentro de um cercado, e neste local apenas os bezerros terão acesso a alimentação concentrada. De origem inglesa, a palavra creep tem como significado o ato de rastejar e descreve a forma como os animais chegam ao cocho. Já a palavra feeding significa alimentação, ou seja, as duas juntas indicam a forma de consumo dos alimentos.

A ração é fornecida a partir da primeira e segunda semana de vida até o desmame do bezerro. E mais, toda tecnologia implantada tem um objetivo, e os resultados devem ser acompanhados. O objetivo central desse sistema de alimentação em cochos creep é aumentar o peso da desmama e consequentemente o número de bezerros desmamados por vaca ano.

Sabemos que quanto maior o peso na desmama menor será o custo do bezerro desmamado. Assim, muitos produtores optam por investir em uma tecnologia objetivando desmamar esse animal mais pesado no futuro. Você deseja receber conteúdo relevante sobre o assunto? Acompanhe as informações até o final do artigo!

Objetivos do cocho de creep feeding

No primeiro mês o leite por si só é capaz de atender 100% das exigências nutricionais dos bezerros e favorecer o seu crescimento. Porém, a partir do segundo mês a vaca tem uma queda na quantidade de leite produzido. Assim, apenas o leite não é mais capaz de atender as necessidades dos bezerros.

A partir desse cenário, o objetivo principal é utilizar o creep feeding para desenvolver o sistema ruminal dos animais. Então, esse bovino se tornará ruminante de forma antecipada, e contará com duas formas de alimentação e geração de nutrientes. Sem dúvidas, vários benefícios surgirão em termos de ganho de peso dos animais e economia de energia das vacas. 

Porém, para que dê tudo certo é preciso que você conheça muito bem sobre o assunto. Pecuária de corte é uma área lucrativa, os produtores que se destacam estão sempre em busca de conhecimento. Justamente por isso, sempre trazemos as dicas que ninguém te contou.

Como implantar o Creep feeding?

Sabemos que neste sistema a estrutura deve ser planejada de forma que exclusivamente os bezerros consigam se alimentar no cocho. A definição das dimensões devem ser feitas levando em consideração o número de bezerros, o recomendado é respeitar a área de cercado de 1,5m² por animal, havendo espaço de 2m no mínimo, entre o cocho e a cerca. O acesso de entrada dos bezerros deve ter 0,40m de largura e 1,20 de altura. 

Igualmente, é preciso ter atenção com o distanciamento entre os cochos e as cercas. É recomendado que tenha pelo menos dois metros de distância entre eles, com esse detalhe é possível reduzir acidentes e melhorar a circulação dos animais.

Contudo, o manejo deve ser realizado corretamente para que o creep feeding forneça um resultado bom. Abaixo listamos alguns manejos que devem ser realizados:

  • Colocar junta as crias, um bezerro que já tenha dado início no sistema, para instigar os demais bezerros e entrarem no local;

  • Espalhar um pouco da ração no lado de fora da cerca, para que as vacas possam mostrar as suas crias como se alimenta;

  • Deixar livre o acesso das vacas junto com os bezerros por alguns dias;

  • A praça de alimentação dos bezerros tem que ser num local onde as vacas fiquem por mais tempo, como por exemplo perto de fontes de água;

  • Não deve-se permitir a entrada das vacas na cerca, depois do tempo de adaptação dos bezerros.

É de extrema importância que seja feito uma consultoria a um profissional da área, referente a nutrição do rebanho. Pois é ele quem fará a dieta para o animal levando em conta a realidade da propriedade e do rebanho. Vale ressaltar que os bezerros preferem mais os grãos inteiros do que triturados, também aceitam mais as rações peletizadas do que as fareladas.

A quantidade de ração oferecida ao bezerro deve ser de 0,5 a 1% do peso vivo médio de cada lote, para cada animal, diariamente. É indicado que os suplementos do sistema sejam ofertados a partir de 10 dias, para que os animais possam se adaptar.

Fatores que afetam as respostas ao Creep feeding

Podemos citar outros fatores que devem ser levados em consideração, como por exemplo a genética do animal, a qualidade da água e das pastagens, o manejo eficiente e a sanidade.

 

Quais as vantagens do sistema?

O creep feeding traz uma série de vantagens para o produtor e para o desenvolvimento de seu rebanho. Mas, é importante entender que para alcançar os resultados citados abaixo, o sistema tem de ser muito bem planejado. Além disso, irá depender de fatores como a produção de leite das mães, o tipo de suplemento fornecido aos animais, a qualidade da pastagem disponível e o custo do concentrado. Confira abaixo alguns dos seus benefícios:

  • Melhorias na fertilidade e nas características reprodutivas;

  • Diminuição de estresse após a desmama;

  • Animais com maior peso no desmame;

  • Novilhas entram em monta mais cedo;

  • Maior homogeneidade do rebanho;

  • Redução da idade na desmama;

  • Redução da idade de abate.

Desvantagens do creep feeding

O manejo nutricional de gado de corte possui expressiva representatividade na relação de custos da atividade. Assim, no sistema creep feeding também é preciso ter atenção especial com este aspecto. Pois, sua utilização pode se tornar inviável em função dos custos altos dos concentrados ou mesmo em razão do baixo desenvolvimento dos animais. É possível que as crias tenham baixo desempenho na fase inicial de utilização deste sistema quando comparadas as crias em sistema tradicional.

Também pode haver casos em que o creep feeding esteja relacionado a diferentes distúrbios alimentares. A princípio, eles podem estar ligados a outros desequilíbrios na proporção de concentrados e volumosos incluídos na dieta.

Outro ponto fundamental é que o acúmulo de gordura na glândula mamária das vacas pode acarretar no ganho excessivo de peso das crias fêmeas. Nesse sentido, é preciso levar em consideração os custos totais do sistema e as taxas de conversão alimentar.

Como já vimos, o manejo correto é essencial para ter sucesso no sistema. Pensando nisso que trouxe uma dica especial para você. Clique no banner abaixo e confira essa dica!

Fontes: Compre Rural , Beef Point, Milk Point e Tecnologia no campo.

 

 

Bovinos

Bovinos de Corte

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.